quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dicas de cuidados para seu PET no Inverno



Com esta época fria do ano, há quem acredite que roupinhas quentes e banhos com água morna sejam mimos exagerados dos donos que tratam os animais como pessoas. Mas muitos especialistas já explicaram que este tipo de medida não só é importante, como é apenas o início de uma série de cuidados que devem ser tomados.
Os veterinários afirmam que os bichinhos sentem frio apesar de seu pelo natural, por isso a necessidade de mantê-los bem agasalhados com roupas especiais para pets, além de colocar cobertor nas caminhas deixando-os confortáveis e protegidos. Se o seu cão for de grande porte, o mais indicado é forrar o chão com jornal, papelão ou cobertor, sendo uma perfeita solução para o frio.
Quando se trata de banho os cuidados devem ser redobrados. Aconselha-se levar seu animalzinho para tomar banho num pet shop, por que eles precisam ser bem escovados e secados corretamente para não aparecer fungos que causam doenças na pele. Caso você não tenha condições de levar seu pet em um local especializado, é preciso ter muito cuidado na hora do banho e de secar, o secador pode originar queimaduras no seu bichinho.
Mas mais importante ainda, é cuidar das doenças que o frio e o inverno trazem, como gripe ou uma pneumonia. Perceba se o animal espirra com frequência, tosse e parou de comer, pode estar com pneumonia. Os sintomas devem ser examinados urgente pelo o médico veterinário, pois se não tratada, pode ser fatal. É importante saber que, se o seu animalzinho já for idoso, além das doenças respiratórias, outros problemas como calcificações, artrose ou hérnia de disco, podem incomodá-lo. Em temperaturas baixas eles podem sentir muitas dores. Fique atento (a)!

Além disso, seguem mais algumas dicas necessárias para aproveitar bem o inverno ao lado do seu melhor amigo.

- Não deixar o animal tomar chuva ou ficar no vento
- Manter as vacinas em dia porque eles ficam com a imunidade baixa no inverno
- Manter o local onde o pet fica arejado, mas sem vento
- Proteger bem os ouvidos para evitar otite
- Em caso de pouca sujeira, optar pelo banho seco (com gel ou lenço umedecido) para prolongar a duração do banho

Nenhum comentário:

Postar um comentário