quarta-feira, 31 de julho de 2013

Benefícios e cuidados da castração

No momento em que seu PET entra na "puberdade", já é hora de tomar uma decisão: a de castrá-lo ou não. Alguns donos ficam receosos com etse processo, mas vale lembrar que ele previne problemas como a piometra, grave infecção uterina em gatas e cadelas, e tumores da próstata nos machos.
Em geral, os especialistas sugerem que a castração aconteça no primeiro ano de vida, por volta dos 6 ou 8 meses de idade, nos machos. No caso das fêmeas, alguns recomendam castrá-las antes do primeiro cio, outros após esse período.
Se você optar pelo processo ser realizado, independentementedo tamanho do animal, não existe procedimento médico sem riscos. Por isso, é recomendado fazer exames de sangue, como hemograma, para avaliar o estado desaúde do pet.
Nos dias que se seguem à castração deve-se seguir a orientação do veterinário. O pós-cirúrgico consiste em cuidar da ferida cirúrgica, além da administração de anti-inflamatórios e antibióticos para prevenir dores e infecções. Fique atento, posi animais muito agitados devem evitar o sobe e desce de escadas e sofás para não infeccionar os pontos.
Enquanto os pontos não são retirados, seu animalzinho NÃO deve coçar ou lamber a região. Se o seu pet for daqueles que não conseguem se controlar, existem roupinhas pós-cirúrgicas e colares que podem ajudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário