sexta-feira, 28 de março de 2014

Cuidado com o bafo!

Sabe aquele cheirinho forte que sai da boca do seu amiguinho? Pois é, ele não deve ser ignorado, pois o mau hálito é um sinal de que há algo errado com a boca ou com o aparelho digestivo do animal.

Uma das principais causas do mau hálito pode ser a placa bacteriana que se acumula sobre os dentes. A placa é composta por proteínas, células mortas e de descamação, saliva, restos de alimentos e, principalmente, bactérias que, através do processo de fermentação, produzem substâncias que são responsáveis por este terrível mau cheiro.

Confira algumas dicas e preste atenção nestes detalhes:

O tártaro e os restos de comida podem causar infecções na gengiva, ou gengivite, que muitas vezes é acompanhada por sangramentos. Neste caso, escovar os dentes do animal regularmente previne a formação do tártaro.

Em raças com boxers e bull terriers, entre outras, pode haver um crescimento proliferativo nas gengivas. Um problema hereditário que faz com que a gengivas cresçam em demasia, podendo até cobrir os dentes. Muitas vezes, só uma cirurgia pode solucionar o problema, mas antibióticos melhoram as infecções causadas pelo crescimento.

Não ache normal seu cão ter bafo. Infecções sérias, que podem comprometer toda a saúde do animal. Faça a higiene diária em seu bichinho e leve seu cão periodicamente ao veterinário!


Fonte de pesquisa: http://www.terraverdeviva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário